Seja Bem-Vindo A Rede PIBID-Biologia

Pibidbio2010@gmail.com

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Planejamento de Atividades no intervalo dos dias 12/04 a 03/05

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ VIANA FILHO - CELVF


Primeira Intervenção PIBID: 12/04/2012

1- TEMÁTICA A SER TRABALHADA
História da Ciência e o ensino experimental através da vida de
Mendel.
Quais as etapas do trabalho científico?

2- NECESSIDADE
Correlacionar às atividades práticas com as etapas do trabalho
científico através da ciência e da vida de Mendel.

3- OBJETIVOS
Realizar atividade prática referente a sensibilidade a PTC.

4- METODOLOGIA
O assunto será introduzido a partir do assunto sobre Papilas
gustativas e a degustação de alimentos.
Teste de sensibilidade a PTC.
Será utilizada uma planilha para coletar os dados.
Realizar uma degustação da comida: Torta de brócolis
-Agrião;
-Couve;
- Couve-flor;
- Repolho;
- Molho de Salada;

5- RECURSOS
Solução de PTC:
Recipiente de vidro com água destilada
Água mineral
Conta gota

6- AVALIAÇÃO
Aplicação do questionário.

Materiais para comprar
- Copinhos para o suco de uva;
- Garfos descartáveis
- Pratinhos;
- Molhos de salada;
- Guardanapo;

Segunda Intervenção PIBID: 19/04/2012

1- TEMÁTICA A SER TRABALHADA
História da Ciência e o ensino experimental através da vida de
Mendel.
Quais as etapas do trabalho científico?
2- NECESSIDADE
Correlacionar às atividades práticas com as etapas do trabalho
científico através da ciência e da vida de Mendel.

3- OBJETIVOS

Entender as etapas do trabalho científico.

4- METODOLOGIA
Na sala de computador levaremos os alunos em grupos para
elaborar os gráficos para interpretação e análise dos dados.
Eles utilizarão esses dados para montar os relatórios.
Os alunos deverão construir os gráficos e discutir os resultados.
Elaborar um relatório de aula Prática durante a intervenção.
Pedir os alunos para avaliarem a intervenção: se gostaram, o que
poderia mudar...

5- RECURSOS
Sala de computadores
Tabelas de dados

6- AVALIAÇÃO
Elaboração de um relatório.

Terceira Intervenção PIBID: 26/04/2012

1- TEMÁTICA A SER TRABALHADA
História da Ciência e o ensino experimental através da vida de
Mendel.
Quais as etapas do trabalho científico?
2- NECESSIDADE
Correlacionar às atividades práticas com as etapas do trabalho
científico através da ciência e da vida de Mendel.

3- OBJETIVOS
Conhecer as fases da vida de Mendel e sua pesquisa científica.

4- METODOLOGIA
Montar uma linha do tempo com as fases da vida de Mendel.
Identificar as etapas do trabalho científico de Mendel e relacioná-
las com a prática de PTC.

5- RECURSOS
Linha do tempo.
Documentário.

6- AVALIAÇÃO
Montagem da linha do tempo.

Quarta Intervenção PIBID: 03/05/2012

1- TEMÁTICA A SER TRABALHADA
História da Ciência e o ensino experimental através da vida de
Mendel.
Quais as etapas do trabalho científico?

2- NECESSIDADE
Correlacionar às atividades práticas com as etapas do trabalho
científico através da vida e trabalho de Mendel.

3- OBJETIVOS
Conhecer as leis de Mendel relacionado com a prática de PTC.

4- METODOLOGIA
Observar e analisar um quadro com os caracteres estudados por
Mendel.
Estudar as leis de Mendel.
5- RECURSOS
Quadro com os caracteres que Mendel estudou.
Quadros de Punet.
Bingo das ervilhas.
6- AVALIAÇÃO
Bingo das ervilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário